Jesus e a Samaritana – Uma lição sobre a verdadeira adoração

Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva… Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna

É possível que muitos de nós estejamos familiarizados com a história da mulher samaritana registrada na Bíblia Sagrada. Quando foi buscar água, ela encontrou o Senhor Jesus, que lhe pediu algo de beber. Durante o seu diálogo com o Senhor Jesus, ela reconheceu que Ele era o Messias predito nas profecias. Ela era apenas uma mulher comum e com pouco conhecimento bíblico, mas foi capaz de reconhecê-lo.

Todos nós sabemos que, durante os três anos e meio em que o Senhor Jesus trabalhou na terra, muitas pessoas tiveram um pequeno contato com Ele e, além disso, muitos O ouviram falar. No entanto, poucos foram capazes de reconhecer que Ele era o Messias. Então, como a mulher samaritana fez isso? 

Está registrado da Bíblia: “Veio uma mulher de Samária tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá- me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?

É fato que os judeus e os samaritanos não tinham uma boa comunicação naqueles tempos. Mas Jesus, contrariando as expectativas, não só se comunica com esta mulher, mas pede-lhe que pegue água para Ele, numa abordagem para trazer-lhe uma das mais belas mensagens presentes nas Escrituras.

E sua resposta abre o diálogo onde Ele nos revela o propósito mais precioso de Deus para nós enquanto viventes nesta terra. Aqui Ele ensina sobre a verdadeira adoração. E logo após revelar que sabia muito mais sobre ela, mesmo sem conhecê-la pessoalmente, a mulher reconhece que Ele não era apenas um homem judeu qualquer, mas um profeta, alguém vindo da parte de Deus, com um propósito especial para aquele momento.

Diante da situação, a mulher fala: “Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. ”

Prontamente o Senhor responde: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 

Daqui por diante observamos que a mulher começa a falar sobre o Messias que haveria de vir, ao que Jesus imediatamente lhe responde: “Eu o sou, eu que falo contigo…” 

Diante de tal afirmação, imediatamente a mulher deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?” (João 4:7-10, 13-26, 28-29).

Isso fez toda diferença! Ela O identificou como o Messias Prometido, diferentemente de muitos conhecedores da época, ela creu no Cristo, não duvidou de Suas Palavras e isso lhe foi imputado por justiça! Isso aconteceu porque ela viu que as palavras do Senhor Jesus tinham autoridade e poder, e porque Ele foi capaz de revelar seus segredos mais íntimos e corrupção, resolver seu problema e confusão, e ainda lhe apontar o caminho claro para se salvar. Por essa razão, ela reconheceu que o Senhor Jesus era o Messias que veio.

Na verdade, os samaritanos sempre foram desprezados pelos judeus, e, por isso, eles não se relacionavam. Então, ao ouvir o Senhor Jesus pedir água, ela ficou muito surpresa. Mas não se recusou a falar com o Senhor por causa disso, mas O escutou com humildade. Ao ouvir que o Senhor Jesus possuía a água viva, ela foi capaz de se colocar de lado e pedir a Ele para lhe dar a água que poderia trazer sua vida eterna. 

A partir disso podemos ver que a outra razão pela qual a mulher samaritana pôde receber a salvação pela graça foi que ela conseguiu se humilhar para buscar a verdade. Assim, ela recebeu a graça de Deus, ouvindo a voz Dele e acolhendo o Messias.

Related Articles

Se amardes uns aos outros

Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande  mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração,     de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Conheça Joo Min

Joo Min fugiu da Coreia do Norte para ajudar sua família a sobreviver. Ao chegar na China, encontrou um colaborador da Portas Abertas que a levou para uma casa segura, onde recebeu comida e assistência médica. Lá, também conseguiu trabalho para ajudar sua família na Coreia do Norte. Mas isso não foi tudo. “Enquanto estava na casa segura, ouvi o evangelho pela primeira vez”, relembra.

Conheça Abraham

Abraham foi alertado de que extremistas da etnia fulani planejavam atacar sua vila na Nigéria. Então enviou a esposa e os três filhos para um lugar seguro, mas não conseguiu salvar seu irmão. “Eles atiraram pela porta da casa dele; quando ele saiu, o acertaram na cabeça”, conta. Isso aconteceu há mais de três anos.

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *